Bombinhas e suas praias
Praia da Galheta - Agreste e Selvagem Conhecida por poucos e localizada na Ponta da Galheta, ou Ponta de Bombas, esta minúscula praia com pouco mais de 100m é formada de areia, pedras e conchas, é a primeira praia ao norte do município de Bombinhas e pode ser considerada a mais agreste, sendo pouco freqüentada por causa do difícil acesso.
A praia é deserta e não oferece nenhuma estrutura, nem água potável. Todo lixo produzido deve ser levado embora.
Como chegar
A pé – No canto esquerdo da praia de Bombas, tem inicio uma trilha com pouco mais de 1 km que dá acesso à praia.
De carro - Pegar a estrada que liga Porto Belo à vila de Pescadores do Araçá, passando a vila seguir a estrada de barro em direção à ponta da Galheta. Chegando na praça Jackes Costeau, de onde se tem uma das mais belas vistas das praias de Bombas e Bombinhas, estacione o carro nas imediações e siga ladeira abaixo até chegar ao costão onde uma trilha com aproximadamente 60 degraus o levará até a paradisíaca praia.
Praia de Bombas - Tradicional e Tranquila. É a praia mais família de Bombinhas e possui bons hotéis e restaurantes. Com 2 km de extensão suas areias limpas e águas despolidas, Bombas oferece toda a estrutura para um gostoso veraneio.
Possui diversos restaurantes de frente para o mar, que servem de apoio para os turistas de um dia e a sua orla é ocupada principalmente por casas de veraneio. É a primeira praia a ser avistada por quem chega ao município via Porto Belo e sua monumental paisagem já pode dali ser admirada.
No inverno podem ser observados na praia os pescadores consertando suas redes e esperando um cardume de tainhas.
Atividades – Surf, Pesca de Arremesso, Banho, Esportes Náuticos, Caminhadas.
Infraestrutura – Salva Vidas no verão, Comércio em Geral, Farmácia, Médico, Dentista, Hotéis, Pousadas, Camping, Restaurantes e Casas de Aluguel.
Praia do Ribeiro – Tranquila e serena Localizada entre as Praias de Bombas e Bombinhas com uma extensão de pouco mais de 200 metros é a ideal para quem procura tranquilidade para seus banhos de mar e sol.
Pode chegar-se a ela através de trilhas pelo costão partindo de Bombas e Bombinhas. Ou por um acesso de terra a partir da avenida principal. Os terrenos alodiais pertencem à iniciativa privada que ali pretende desenvolver um projeto turístico.
Infraestrutura – Nenhuma.
Praia de Bombinhas - Famosa e Agitada. É a capital do município e também a mais movimentada. Oferece um mar tranquilo, de águas cristalinas, propícias para banhos. Nos seus quase 1.000m de extensão, ainda encontramos resquícios de areia de quartzo branca e muito fina, que ao contato com os pés provoca um barulho; atribui-se a este fato o nome do município.
Existem diversos bares e restaurantes na beira da praia, destacando-se belas casas de veraneio sendo algumas para alugar. Bombinhas oferece uma gama de opções quando o assunto é pousada, que existem para todos os gostos e bolsos. Os que desejarem alugar casas não terão dificuldade nenhuma.
Não deixe de visitar a Vila do Engenho um museu vivo da Cultura açoriana, onde você poderá ver um engenho de farinha e cana de açúcar funcionando e produzindo melado e a melhor farinha de mandioca do Brasil. A pequena baia que emoldura as águas cristalinas da Praia de Bombinhas tem na Ponta do Zarling um belo referencial. Ainda não ocupada, oferece um belíssimo visual para quem a visita, seja por terra, mar ou ar.
Encontra-se em Bombinhas as operadoras de mergulho, que oferecem aulas e saídas de barco para mergulho. A proximidade da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e as boas condições de visibilidade das águas fazem com que Bombinhas seja conhecida também como a capital brasileira do mergulho ecológico Depois da Ponte, à direita, temos a rua da Pousada, a mais simpática do município abrigando alguns dos melhores restaurantes e Pousadas da Região.
Infra-estrutura – Hotéis, Pousadas, Banco, Bares Restaurantes, Camping, Farmácia, Médico, Dentista, Escolas de Mergulho, Barcos de Passeio, Casas de Aluguel.
Prainha - Centro Náutico. São três pequenas praias anexas à praia de Bombinhas, separadas por costões e pedras. A primeira, a praia do Trapiche é o centro náutico de Bombinhas. Dali partem diversos barcos de passeio sendo também ponto de partida das escolas de mergulho do município.
Praias do Embrulho, Lagoinha da Sepultura e do Biguá - Sombra e água fresca. Encostada a ela está a praia da Lagoinha, tranquila e propícia para quem deseja iniciar no mergulho, possui uma petiscaria que completa o dia de lazer. Ponta do Zarling, trapiche. Primeiros contatos com a fauna e flora marinha.
Praia dos Ingleses - Para acampar, pescar e mergulhar. Tem 100 metros e a maior parte da área alodial pertence à Igreja Católica, onde existe um camping com cabanas e restaurantes. Ao lado está sendo construído um pequeno condomínio que tornará a praia pública, definitivamente.
O acesso para carros e pedestres é pelo costão, direto da praia de Bombinhas. Bom lugar para mergulho autônomo e para pesca esportiva. Aberta ao público.
Quatro Ilhas - A Praia da Galera. Praia ideal para aqueles que já têm um pouco de conhecimento e respeito por Netuno. A praia, cuja formação está em constante mutação, é procurada por aqueles que gostam de pegar jacaré, nadar e bater papo nos barzinhos à beira mar. Possui restaurante e bares dos mais diversos tipos.
No costão esquerdo há um camping que só funciona no verão, aliás o que acontece com praticamente todos os campings da região, com exceção do Flor do Mar e Pousada do Arvoredo. No verão é ali que a galera se encontra. Avista-se desta praia as quatro ilhas, que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Da Atalaia - A Reservada. Com 150 metros de praia bem protegidos, situada entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Tem uma pousada e um camping. MARISCAL - Espaçosa e Limpa Tem 4 km e é ideal para banhos e caminhadas. No inverno e no outono é propícia para a prática da pesca de arremesso. Zero de poluição e muito procurada por surfistas. No Mariscal há bons hotéis e pousadas.
Canto Grande - O Último Reduto. A pequena vila do Canto Grande localizada em um istmo, no município de Bombinhas, é sem dúvida um dos últimos redutos do nosso litoral para quem esta atrás de paz e tranqüilidade. Esta pequena vila (mais ou menos 800 habitantes) é formada principalmente por pescadores, maricultores e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantém vivas as tradições herdadas de seus antepassados, como o Boi de Mamão, o Terno de Reis, a Farra do Boi e a pesca artesanal, esta praticada por alguns heróis como o Tó, o João da Luisa, o Passo e o imigrante Dico, e que ainda proporcionam aos veranistas e turistas eventuais o prazer de se deliciar com um bom camarão ou uma anchova fresquinha.
O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, hoje parque municipal à espera de providências e melhores cuidados do poder público, já que a parte da comunidade está sendo feita, com o plantio de árvores e uma rigorosa vigilância dos bombeiros de plantão, papel assumido por jovens da comunidade, sempre atentos em apagar o fogo provocado por um turista irresponsável.
A vista que se tem a partir do topo do Morro do Macaco é esplêndida: ao norte as praias do Mariscal e Quatro Ilhas, ao leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta), ao oeste a Baia de Zimbros e ao Sul a Ilha de Santa Catarina. Uma caminhada pela trilha da Tainha, na beira da enseada de Zimbros, é outra excelente opção de lazer para quem não se contenta apenas com suas idílicas praias, a do Mar de dentro, do Mar de Fora e da Conceição.
Mar de Dentro e de Fora - Um privilégio. Banhado pelas águas de duas enseadas, a vila do Canto Grande é privilegiada diante das outras localidades do município de Bombinhas, pois oferece opções de freqüência conforme o vento.
A Praia do Mar de Fora, situada no lado leste da vila é propícia para os que preferem o mar um pouco agitado, com ondas ideais para a pratica do jacaré e do surf. Suas águas cristalinas lhe conferem o título de a mais pura e limpa da região, é muito procurada também pelos adeptos da pesca de arremesso e suas águas, nos meses de julho e agosto, servem de refúgio para as baleias que migram da Antártida. Suas areias limpas se confundem com as da praia do Mariscal e compõe um cenário ideal para os adeptos de saudáveis caminhadas.
Durante o verão a pedida, depois de um delicioso banho de mar, são os famosos petiscos do bar do Lino, sempre acompanhados de uma cerveja e do Oceano Atlântico para ser apreciado. Obs. o jet ski não é bem vindo.
Praia da Conceição - Areias Monazíticas e Piscina Natural Separada da Praia do Mar de Fora pela ilhota no cantinho há local para saída dos barcos particulares para pesca e lazer. Área de lazer da comunidade, piscina natural e costões para mergulho.
Praia da Tainha - A Última Parada. Ocupada por casas de veranistas está se recuperando de uma ocupação desordenada, mas se destaca cada vez mais como a mais agreste do município. Em dias de vento a favor a praia é propicia para banhos e mergulhos. Extensão 200 metros.
AS 26 PRAIAS DE BOMBINHAS: Galheta, Bombas, do Ribeiro, Prainha, Embrulho, Lagoinha, Sepultura, do Biguá, dos Ingleses, Quatro Ilhas, do Caeté, do Atalaia, Mariscal, Canto Grande, Conceição, da Tainha, Porto da Vó, Canto Grande de Dentro, Morrinhos, Zimbros, Triste, do Cardoso, Vermelha, da Lagoa, do Cantinho.